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O Marketing Relacional continua a ser uma premissa ativa e acentuada para as empresas. As relações entre todos os envolvidos são parte fulcral no desenvolvimento dos negócios. 

No entanto, de nada adianta “fazer barulho” se a empresa não se relacionar com os seus clientes através de uma comunicação direcionada e assertiva. Por assertiva devemos entender como “ouvir o outro”, que neste caso é o cliente, e colocarmo-nos na sua posição para assegurarmos resposta às suas necessidades. Há quem chame de empatia e há quem diga que é senso comum. 

Para comunicarmos não basta somente falarmos, é necessário entendermos e darmos ao consumidor aquilo que ele quer. Só dessa forma é que nos é possível responder às suas necessidades e, quanto mais rápidos formos a perceber as suas “dores”, mais facilmente ganhamos vantagem competitiva no mercado. 

Muitas comunicações fracassam porque apenas comunicam. E quando falamos em apenas comunicam, queremos dizer que o consumidor não é ouvido pelo que, dessa forma, não vai gerar interação e muito menos se converterá numa eventual venda. 

Portanto, ao comunicar o seu produto ou serviço, tenha em consideração as necessidades inerentes a cada consumidor, necessidades essas que são únicas e individuais. Se conseguir valorizar isso, acredite que a sua vertente comercial estará bem melhor. 

Não se esqueça que, atualmente, a velocidade com que o consumidor recebe a informação permite que esteja a par das ideias mais criativas, inovadores e, sobretudo, solucionadores. Só assim, ao percebermos onde realmente podemos ajudar os potenciais ou atuais consumidores, nos conseguimos diferenciar num mercado feroz e competitivo.

Crie conteúdos focados no ser humano, nas suas verdadeiras necessidades e não apenas naquilo que pensa que eles vão querer ouvir. O feedback é importante, cada vez mais. 

E já que falamos em comunicar com o consumidor, tem dúvidas sobre como pode potenciar estas relações? Contacte-nos para mais informações e torne a sua comunicação assertiva!